quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A História do Cartão-Postal [no Brasil e no Mundo]

O cartão-postal surgiu no século 19 e, apesar de existirem algumas versões sobre sua origem, a mais correta parece ser a que atribui a um professor de economia vienense chamado Emmanuel Hermann, da Academia Militar Wiener Neudstadt no que, na época, era conhecido como Império Austro-Húngaro. A sua idéia foi bem recebida de tal forma que em 1 de outubro de 1869 foi lançado o primeiro postal ( Correspondenz Karte ), encarado como uma solução barata e eficaz para o envio de mensagens breves e rápidas e, por consequência, aumentar o tráfego postal, gerando um lucro maior para o serviço de correios local.
O postal conforme foi criado por Hermann tinha o formato muito próximo das dimensões hoje existentes, mas era todo branco e não continha ilustrações, o que ocorreu posteriormente na França reconhecida como sendo a origem dos postais ilustrados. Seu criador foi um livreiro de nome Léon Besnardeau, residente na cidade de Sillé-le-Guillaume. Tudo teria ocorrido em função da guerra Franco-Prussiana quando, nas imediações ficaram acampados cerca de 40000 soldados, saudosos de suas casas e ansiosos por enviar informações de seus entes queridos. Foi quando o engenhoso livreiro teve a idéia de recortar pequenos retângulos de cartolina, aplicando imagens com motivos militares e servindo como postal. Sua invenção foi um grande sucesso e é basicamente o cartão postal que hoje utilizamos.
No Brasil o cartão-postal surgiu em 28 de abril de 1880, conforme indica o Decreto de Nº 7695, a partir de uma proposta do Conselheiro Manuel Buarque de Macedo, Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. O responsável pela Direção da Repartição dos Correios era Luís Plínio de Oliveira, cargo que ocupava desde 1865.
A difusão do postal marcou o início de uma alternativa mais rápida e ágil de comunicar, diminuindo as distâncias e permitindo que as pessoas passassem a ter conhecimento de lugares longinquos e maravilhosos.
Inicialmente eles constituíam monopólio oficial mas, com o passar dos anos empresas privadas passaram a ter autorização para imprimir cartões postais. Utilizando selos podiam circular pelos correios, como correspondência, o que estimulou sobremaneira o seu uso. Permitindo a impressão dos mais variados tipos de gravura tornaram-se cada vez mais atraentes. Inicialmente essas ilustrações não preenchiam a totalidade, de forma a permitir que as mensagens fossem escritas.



CRÉDITOS AO SITE:
BRASIL POSTCARD

Nenhum comentário: