quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Biografia: Ellen Clapsaddle


Biografia: Ellen Clapsaddle

Ellen Hattie Clapsaddle (1865-1934)

Meu Coração é uma criança!
Estas palavras pertencem a um poema que Ellen Hattie Clapsaddle escreveu para sua mãe.
Ela nasceu em Nova York em 1865.Era uma menina tímida e delicada que gostava de desenhar e ilustrar.Desde muito jovem,descobriu que tinha uma grande habilidade para desenhar.Depois de se formar em 1882,completou sua educação artística en Cooper,Instituto de Nova York,durante 2 anos.Ao final dos seus estudos voltou à sua cidade,onde trabalhou por um período dando aulas de pintura em sua casa.
Quando morreu seu pai,sua família mudou para Richfield Springs,para a casa de uma tia,onde viveu por 14 anos,dando aulas e desenhando paisagens,retratos e outras coisas.
Depois de passar vários anos na Alemanha porconta da International Art Company,voltou à Nova York em 1906,onde foi contratada por Wolf Company.Se tornou uma artista muito solicitada.Durante os anos que trabalhou em La Wolf,a arte dos postais teve uma ascensão vertiginosa,em grande parte ,graças ao seu trabalho.Nos anos em que viveu na Alemanha publicou muitos postais .Com o estouro da primeira guerra,parte de sua obra foi destruída.
Na Alemanha com o começo da guerra ,ela foi dada como desaparecida.Um sócio da companhia ,onde trabalhava esteve buscando por ela durante 6 meses,a encontrou desnutrida , doente.Teria 55 anos.
Voltando à Nova York,nunca pode recuperar-se mentalmente e nem fisicamente com os estragos que lhe causou a guerra.
A arte de Ellen Clapsaddle evoca a inocência e pureza da infância.A grandesa de seus postais nos leva à um tempo educado e gentil.Sua vida é uma história de exito,mas também de tragédia.éxito na beleza,inocência e na expansão da sua arte,mas também as consequencias da guerra na civilização.
O frescor,os rostinhos radiantes e inocêntes das crianças e jovens que desenhou na época anterior à guerra,é um contraste irônico da tragédia de seus últimos anos de vida.Seu maravilhoso trabalho permanece vivo até hoje em dia.

Nenhum comentário: